Notícias

Nasf José da Penha acompanha segundo grupo Anti-tabagismo

Menos fumo, mais economia.

Data: 10 de agosto de 2017

Moradores da Vila Major Felipe com cofres para gaurdar todo o dinheiro que gastavam com o cigarro

O Núcleo de Apoio à saúde da Família (Nasf) em José da Penha está acompanhando o segundo grupo de Fumantes do ano de 2017. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e tem oferecido uma ampla assistência a todos quanto buscam ajuda para acabar com o hábito de fumar. O procedimento vai do acompanhamento do paciente por profissionais de saúde até a oferta de medicamentos, como por exemplo, adesivos, pastilhas, gomas de mascar e o antidepressivo bupropiona. As ações previstas no Sistema Único de Saúde para estimular os fumantes a vencer a dependência estão inseridas no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNTC).

O grupo atual é composto de moradores da Vila Major Felipe que são atendidos por meio de reuniões em grupo, semanais, em que recebem apoio e orientações dos profissionais do Nasf, através de palestras e atendimento nutricional, psicológico e de fisioterapia, visando o êxito no fim do consumo do tabaco. Ao procurar apoio para deixar de fumar, o paciente passa por uma avaliação clínica, onde o profissional identifica qual a relação do fumante com o cigarro e traça um plano terapêutico para ele, explica Amanda, nutricionista do Nasf.

A dependência da nicotina faz com que os fumantes se exponham continuamente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, fator de risco para aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares, além de vários tipos de câncer. O intuito do Nasf, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, é a formação de novos grupos nas demais localidades do município e a fim de estimular mais pessoas a abandonarem a dependência do tabaco.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de José da Penha

LOCALIZAÇÃO

 Rua Francisco Fontes, nº 22 Centro

 (84) 3383-2005

 

REDES SOCIAIS