CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Limpeza 01/03/2024 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE REUNIÕES COM GRUPO ESNIS - UFERSA

Essa semana, ocorreram reuniões com os componentes do ESNIS da UFERSA que realizam serviços de consultoria, estudos relacionados a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos dentro do município de José da Penha.

As reuniões dessa semana visavam a proposição de ações no tocante ao cadastramento de catadores que trabalham no município e na intervenção de ações relacionadas ao gerenciamneto e gestão de resíduos de serviço de saúde.

O projeto ESNIS vem traçando caminhos na elaboração de estudos e desenvolvimento de ações para melhorias no trabalho dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis de José da Penha.

#Agricultura 30/01/2024 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE ENTREGA DE BOLETOS PARA O PROGRAMA GARANTIA SAFRA

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Emater local, informam:

Já estão disponíveis para a retirada, os boletos do Programa Garantia Safra 2023/2024.

O vencimento dos Boletos estão com data para o dia 01/03.

Portanto, você produtor, que realizou sua inscrição, poderá dirigir-se até o referido setor para buscar o seu boleto.

Quaisquer dúvidas ou outras informações, a equipe estará a inteira disposição da população.

#Agricultura 08/01/2024 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE JOSÉ DA PENHA SEDIA O PRIMEIRO ENCONTRO DO PROGRAMA ALGODÃO AGROECOLÓGICO

Na última sexta-feira (05/01), aconteceu o 1º Módulo do Programa do Algodão Agroecológico Potiguar no município de José da Penha.

O referido módulo do Programa aconteceu no Sítio Alto do Engenho, com a recepção organizada pelo anfitrião Mario de Bastião Ferreira, do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Hélison Amadeus e do Engenheiro Agrônomo e Extensionista Local Eribaldo Gomes, que contou também com o apoio da Prefeitura Municipal.

Na oportunidade, estiveram presentes nove polos regionais onde atua a EMATER estadual e várias lideranças institucionais para discutir e disseminar ideias e atividades que possibilitem uma melhor gerência e sustentabilidade do Programa dentro de todo o estado.

Dentre as Instituições, estiveram presentes, a EMATER, através de seu Diretor Geral César Oliveira, a Embrapa, através do seu assessor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marenilson Batista, o Banco do Nordeste através do Agente de Desenvolvimento José Augusto e da FETRAF, através da sua direção geral na pessoa de Hildeermes Fontes.

#Agricultura 13/11/2023 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES PARA O CORTE DE TERRA E GARANTIA SAFRA 2024

E as inscrições para o Programa Corte de Terra 2024 continuam! Dando seguimento nas comunidades rurais, facilitando o acesso e locomoção, tornando mais cômodo a realização das inscrições.

Dessa vez, na comunidade de Angicos, no espaço da Associação Antônio Batista Maia, ao lado da Capela de Nossa Senhora Aparecida.

Compareça no local anunciado para realizar sua inscrição.

Confira o cronograma completo no link abaixo:

#Agricultura 09/11/2023 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES PARA O CORTE DE TERRA 2024

As inscrições para o programa Corte de Terra 2024 seguem pelas comunidades rurais, facilitando a locomoção dos produtores de cada localidade que irão realizar a inscrição.

Hoje, foi a vez da comunidade do Sítio Ema. Você poderá fazer, também, a inscrição para o garantia-safra 2024.

Compareça no local anunciando para realizar sua inscrição.

Confira o cronograma completo no feed.

#Agricultura 07/11/2023 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE CORTE DE TERRA E GARANTIA SAFRA

Atenção Produtores.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que será dado início as inscrições dos Programas Garantia Safra e Corte de Terra para o ano 2024.

Na oportunidade serão feitas reuniões em comunidades estratégicas para informar a comunidade sobre os requisitos de participação e posteriormente as inscrições.

As reuniões acontecerão nas seguintes datas, abrangendo as seguintes localidades:

08/11 - No prédio da Associação do Sítio Ema, próximo à Escola Municipal José Ferreira da Silva.

Para atender os residentes e pessoas que possuem atividade rural nas comunidades de Ema, Recanto, Carnaubinha e Jerimum.

10/11 - No espaço da Associação Antônio Batista Maia, ao lado da Capela Nossa Senhora Aparecida, no sítio Angicos.

Para atender os residentes e pessoas que possuem atividade rural nas comunidades de Angicos, Caiçarinha, Amexeira, Mucambo e Carro Quebrado.

20/11 - Na quadra poliesportiva da Vila Major Felipe.

Para atender os residentes e pessoas que possuem atividade rural nas comunidades de Major Felipe, Arapuá, Baixa do Fogo, Paul e Letreiro.

21/11 - No espaço do Restaurante do Severino, em frente à Capela da comunidade Barra do Catolé.

Para atender os residentes e pessoas que possuem atividade rural nas comunidades de Barra do Catolé, Lagoa da Onça, Catolezinho e Flechas.

22/11 - Na capela da Sagrada Família, no Sítio Boi Redondo.

Para atender os residentes e pessoas que possuem atividade rural nas comunidades de Boi Redondo e Flechas.

28/11 - Na Escola Municipal Silvestre Gabriel da Costa, no sítio Baixa Grande.

Para atender os residentes e pessoas que possuem atividade rural nas comunidades de Baixa Grande, Santa Tereza e Santo Antônio.

29/11 - No espaço do antigo PETI, no centro da cidade, próximo ao Estádio Municipal Jedaias de Oliveira.

Para atender os residentes e pessoas que possuem atividade rural nas comunidades de Alto do Engenho, Pejuaba, Papagaio, Piolho, Mata de Cima, Capoeira Grande.

Documentação necessária para inscrição:

- Para o Garantia Safra:

- DAP ou CAF ATIVOS.

- Para o Corte de Terra:

- RG;

- CPF;

- Comprovante Residência atual;

- Documento que comprove a atividade rural no local que pretende ser atendido:

- Proprietário (qualquer um dos):

- Escritura, CAR, CAF, DAP ou Declaração de Posse.

- Parceiro (qualquer um dos):

- Contrato de Parceria, comodato, DAP, CAF.

#Agricultura 23/10/2023 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE ENCONTRO DO COMITÊ LOCAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRODETER

No dia 17/10 aconteceu, na sala do empreendedor, o encontro do comitê local para tratativa de assuntos relacionado a inclusão do município no Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), mobilizado pelo Banco do Nordeste do Brasil e agentes parceiros locais, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicatos, Produtores Rurais e Emater local, nas temáticas voltadas à cadeia produtiva da bovinocultura leiteira e agroecologia.

#Agricultura 02/03/2023 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE AGRICULTURA COMUNICA SOBRE O BENEFÍCIO DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA

Atenção, produtores!

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de José da Penha, vem informar a todos os inscritos do Programa Garantia Safra 2022/2023, que os boletos já estão sendo entregues na sede da referida secretaria.

Os boletos estão disponíveis para o pagamento até o dia 13/03 em qualquer agência ou lotérica da Caixa Econômica Federal.

A lista das pessoas que estão aptas a receberem os boletos está disponível também na secretaria citada para consulta pública.

#Agricultura 17/01/2023 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE OFICINA DE FORMAÇÃO: ALGODÃO AGROECOLÓGICO POTIGUAR

PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA REALIZA OFICINA DE FORMAÇÃO ALGODÃO AGROECOLÓGICO POTIGUAR PARA AGICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER-RN local e regional, realizou na manhã desta terça-feira (17/01), a oficina para agricultores familiares que estão participando do projeto Algodão Agroecológico Potiguar, para cultivar o algodão agroecológico em suas propriedades na zona rural do município.

"Esse projeto é mais um que apoiamos e incentivamos. Nossa gestão acredita e investe na agricultura familiar como forma de geração de renda para a população da zona rural", disse o Secretário de Agricultura, Hélisson Amadeus.

Na oportunidade, estiveram presentes secretários, técnicos da Emater e produtores das cidades vizinhas. O evento aconteceu na propriedade do Senhor Bastião Ferreira, no Sítio Alto do Engenho.

#Agricultura 09/01/2023 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE AGRICULTURA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA CORTE DE TERRA 2023

Atenção agricultores.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que a partir desse dia 09/01, iniciarão as inscrições para o PROGRAMA CORTE DE TERRAS 2023.

Para se inscrever, o agricultor deverá levar as xerox dos seguintes documentos do interessado e do seu cônjuge, quando houver:

- RG;

- CPF;

- Comprovante Residência.

#Agricultura 08/11/2022 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE A PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA REALIZA TREINAMENTO PARA EMISSÃO DE CAF

Neste dia 08/11 realizou-se o treinamento para emissão de CAF em José da Penha.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMATER local e Sindicatos rurais do município (SINTRAF E STR) fizeram, na sala do empreendedor, o primeiro treinamento prático para emissão do CAF-PRONAF.

Esse documento vem para substituir a antiga DAP, extinta desde o dia 31/10 do corrente ano, e vem para amparar o agricultor familiar que necessita de políticas públicas para tocar sua produção.

Para dúvidas e esclarecimentos, produtor pode procurar os sindicatos a qual estão cadastrados para tirar quaisquer dúvidas referente a emissão do documento, assim como, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e EMATER local.

#Empreendedorismo 20/09/2022 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PRODUTOR DE QUEIJOS ARTESANAIS JPENHENSE SE DESTACA E REPRESENTA RIO GRANDE DO NORTE NO MUNDIAL DOS QUEIJOS EM SÃO PAULO

A Prefeitura de José da Penha, em nome do Prefeito Dr. Raimundinho, parabeniza o Empreendedor Heráclito Souza, da Vila Major Felipe, município de José da Penha, pela conquista das duas medalhas de bronze no Mundial de queijos, realizado na cidade de São Paulo. Esta conquista, enfatiza a excelência na qualidade da produção de seus queijos artesanais.

A fazenda Antônio Vindô vem sendo destaque no segmento da agricultura familiar, mostrando o potencial nos produtos que são produzidos na fazenda, chegando a ser premiado no concurso nacional.

#Empreendedorismo 13/09/2022 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA IMPLEMENTA SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL PARA PRODUTORES DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, visando ajudar ainda mais as produtoras e produtores rurais que buscam por legalizar seus produtos de origem animal, implementou o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M). O SIM é um serviço de grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar, tendo em vista que, um produto que tem o selo de inspeção, carrega qualidade, carrega a identidade da produção e carrega no seu rótulo a preocupação do município com a saúde da população.

O município realizou no início do mês de setembro, a primeira licença de funcionamento através do serviço de inspeção. O agricultor familiar Heráclito Silva e sua esposa Claudiana, vibraram com a conquista, pois agora seus produtos terão, além de maior visibilidade, maior competitividade no mercado do queijo e manteiga. A família tem uma pequena queijeira artesanal, inclusive, seus queijos já foram premiados em concursos regionais, agora com o selo, a família pretende ampliar a produção, vislumbrar novos horizontes da atividade e buscar novos títulos para seus produtos. Com isso, podemos afirmar a importância de mais um serviço ofertado a população Jotapenhense. O município está entre os poucos da região do Alto Oeste que dispõe desse serviço para a população.

#Agricultura 19/08/2022 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA ENCONTRO COM GESTOR DA BOVINOCULTURA

Neste dia 18 de agosto, na sala do empreendedor da cidade de José da Penha, aconteceu mais um encontro do comitê gestor da bovinocultura local, na oportunidade, a secretaria municipal de Agricultura e Meio ambiente, representada pelo secretário Hélison Amadeus e o Médico Veterinário do Município, Francisco Jocélio, o SINTRAF, na pessoa do seu presidente Hildeermes Fontes e o Banco do Nordeste, representado pelo seu Agente de Desenvolvimento, José Augusto, debateram pautas importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva local e planejou ações que oportunizassem melhorias ao homem do campo, como linhas de créditos voltadas a inovação tecnológica rural além de quitação de dívidas. Além dessas pautas, também foram tratados outros assuntos pertinentes, como a atuação do Selo de Inspeção Municipal, disseminação da Palma Forrageira para os agricultores e organização de visitas "in loco" a produtores que buscam desenvolver a atividade econômica leiteira do município, levando orientações e viabilidade de desenvolvimento de sua produção.

#Município 10/03/2022 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA ADQUIRE UM NOVO TRATOR AGRÍCOLA

Na manhã da ontem (09/03), a Prefeitura de José da Penha recebeu um novo trator agrícola para atrender a agricultura familiar de José da Penha. O trator, no valor total de R$ 169.400,00, foi custeado com R$120 mil através de emenda da Senadora Zenaide. Além disso, a prefeitura complementou o pagamento com recursos próprios no valor de R$ 49.400,00. "Seguimos com o compromisso de fazer cada vez mais pela nossa cidade, e nossos agricultores merecem uma atenção especial, e não mediremos esforços para que consigamos cada vez mais modernizar a frota que atende suas propriedades", enfatizou o Prefeito Dr. Raimundinho.

#Agricultura 04/01/2022 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA ANUNCIA INSCRIÇÕES PARA O CORTE DE TERRA 2022

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura, faz saber a todos os munícipes que já estão abertas as inscrições para o programa corte de terra 2022. Os interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria de Agricultura, das 08h às 12h, munidos de cópias do RG, CPF do interessado, além do comprovante de residência.

#Agricultura 16/06/2021 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Produtores rurais Jpenhenses recebem acompanhamento técnico para melhorar a produção de forragem

Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e fortes parceiros como o SEAPAC, SINTRAF, EMATER, EMPARN e Banco do Nordeste, as ações de implantação das culturas da Palma Forrageira, Moringa e Leucena, vem se fortalecendo na nossa cidade, dando a oportunidade de produzir culturas de baixo custo e alta resistência e rentabilidade para alimentação de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves, que apresentam grandes resultados quando seguindo corretamente os protocolos nutricionais para cada tipo de criação.

"Com a evolução das pesquisas para melhorar a vida do homem do campo, podemos constatar bons resultados na implantação de culturas resistentes à seca. No município de José da Penha os produtores estão tendo o benefício de estarem recebendo acompanhamento técnico qualificado para melhorarem as reservas de forragem para seus rebanhos", disse o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélisson Amadeus.

#Município 05/05/2021 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE CORTE E COSTURA

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), comunica que ofertará o curso de corte e costura, através do SENAR, nos dias 10 a 14 de maio de 2021. Serão disponibilizadas 10 vagas até dia 07/05/2021, sexta-feira.

As inscrições estão sendo feitas no Sintraf, localizado na Rua João Rodrigues da Costa nº 223. Os interessados devem levar xerox ida do rg, cpf e comprovante de residência para realizar a inscrição.

#Município 22/03/2021 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE 22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA JOSÉ DA PENHA À BEIRA DA ESCASSEZ DO TÃO PRECIOSO LÍQUIDO

Na manhã desta segunda-feira, 22, O Vice-prefeito, Dr. Júnior Duba, acompanhado do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélison Amadeus e do Secretário Adjunto de Obras, Antônio Domingos, visitaram os principais reservatórios do município que abastecem a cidade e toda zona rural, para uma análise da real situação.

Atualmente, 02 carros-pipas estão fazendo o abastecimento na zona rural, através da água do chafariz, que foi instalado no início da gestão, em 2016. Diariamente estão sendo colocados, aproximadamente, 105 mil litros de água nas comunidades da zona rural. O açude das Flexas, localizado na comunidade de Barra do Catolé, que abastece a cidade e tem capacidade de 9 milhões de metros cúbicos de água, encontra-se em volume morto.

Diante do constatado, será elaborado um relatório para encaminhar a Defesa Civil do Governo Federal em busca de garantir a continuação de abastecimento no município.

Assessoria de Comunicação.

#Município 08/01/2021 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de José da Penha abre inscrições para o corte de terra 2021 As inscrições iniciam-se segunda-feira, dia 11/01 e estendem-se até o dia 15/01.
#Agricultura 08/01/2020 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA ABRE INSCRIÇÕES PARA O CORTE DE TERRA
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura, faz saber a todos os munícipes que já estão abertas as inscrições para o corte de terra 2020. Os interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria de Agricultura das 08:00h às 13:00h munidos de RG, CPF do interessado, além do comprovante de residência.
#Agricultura 14/11/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza visitas aos produtores do Programa Ovino Forte
A Secretaria de Agricultura, juntamente com a Emater local de José da Penha, continua realizando visitas a produtores do Programa Ovino Forte, que tem o objetivo maior de fornecer assistência técnica especializada e controle de gerenciamento a produtores inseridos na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, levando assim o crescimento produtivo dessa linha pecuária.
#Município 21/08/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza visitas técnicas aos produtores das comunidades rurais
Nesta quarta-feira, 21, a Secretaria de Agricultura e Emater local estiveram na comunidade de Baixa Grande para visitar alguns produtores e fazer o manejo de caprinos. Na presença do Coordenador Josimar Silva, do Engenheiro Agrônomo, Eribaldo Nobre e do Técnico Extensionista Local, Francisco Jocélio. As visitas às comunidades são realizadas semanalmente no intuito de agregar valor ao trabalho do homem do campo, mostrando que quando acompanhado por uma assistência técnica eficiente, o produtor só tem a ganhar.
#Município 15/08/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza encontro com criadores locais sobre a campanha de vacinação contra a Brucelose
Na manhã de ontem, 15, a Secretaria de Agricultura realixou uma reunião para divulgação desta nova campanha obrigatória e exigida pelo Governo do Estado do RN através do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), por meio da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Pau dos Ferros, na qual compareceram mais de 50 produtores de todas as localidades rurais e urbanas de José da Penha, para ouvir e entender a importância e os benefícios que buscam a campanha contra a Brucelose, sendo esta de cunho obrigatório para todos os criadores, onde caso não haja adesão, ficarão impedidos de realizar a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e consequentemente, impedidos também de realizarem qualquer tipo de financiamento bancário para qualquer projeto do meio rural.


Quem precisa aderir à campanha?
Criadores de Bovinos que possuam bezerras com idade de 03 a 08 meses que possuam cadastro no SIAPEC.


Como vacinar?
Procurar um Médico Veterinário credenciado pelo IDIARN e combinar com ele o dia e custo do serviço, o mesmo após realizar e vacina, deverá emitir um atestado que comprove o serviço e após isso, o produtor deverá procurar o escritório local da Emater ou Secretaria de Agricultura para efetuar o cadastro no próprio sistema do IDIARN para assim, garantir a saúde do seu rebanho contra esta zoonose.

Para mais informações, procurar a Secretaria de Agricultura e Emater local de José da Penha para mais esclarecimentos e dúvidas a respeito desta campanha.
#Audiência 23/07/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE JOSÉ DA PENHA RECEBE PROJETOS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O SETOR RURAL
Neste dia 23 de julho, o município de José da Penha reuniu, na sala do empreendedor, cerca de 30 pessoas entre agricultores familiares do município e representantes de instituições municipais e regionais para grandes oportunidades para o homem do campo Jpenhense.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Raimundinho, Vice-prefeito, Júnior Duba, Secretário de Agricultura Hélisson Amadeus, Banco do Nordeste, na pessoa do Agente de Desenvolvimento José Augusto, Sindicato dos Trabalhadores, Agricultura Familiar (SINTRAF) de José da Penha, Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais (STR) de José da Penha, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS) de José da Penha, Emater Local, Emater Regional, SEAPAC, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Agricultores de várias comunidades rurais do município.

Na oportunidade a Emater regional, através do Assessor Gilvan Torres, pôde apresentar alguns dos programas que o Estado através da Emater e EMPARN oferecem para os agricultores familiares, na sequência, o Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino, do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) e coordenador do Projeto Semeando Esperança no Alto Oeste Potiguar, a qual sua fala foi pautada na execução desse projeto dentro do município.

A Secretaria Municipal de Agricultura está diretamente ligada a execução deste projeto, onde fará juntamente com os profissionais do programa o devido acompanhamento e trabalho de extensão, além de suporte geral enquanto parceiro, contribuindo assim, de maneira assídua no andamento dos trabalhos.

Esse encontro reforça a importância da unidade na execução de Projetos como esse e, reforça ainda, a disponibilidade da gestão municipal em apoiar essas iniciativas parceiras.
#Planejamento 17/07/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza reunião com agricultores da comunidade Baixa do Fogo
Na manhã do dia 16/07, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente e a Emater local, realizaram uma reunião com os agricultores da comunidade Baixa do Fogo para tratar de políticas públicas advindas do Governo do Estado, geridos através da Emater em parceria com a gestão municipal e ainda tratar sobre assuntos do contexto rural. Foi colocado em pauta os programas estaduais PAA Leite, Compra direta, Conservação e Produção de forragem além de outros pequenos debates abertos a participação dos produtores.


Estiveram presentes nesse encontro outras instituições e suas devidas representações, como, SINTRAF de José da Penha, STR de José da Penha, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, associação comunitária de Baixa do Fogo e agricultores de outras comunidades rurais do Município.
#Agricultura 16/07/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA REALIZOU CURSO DE APICULTURA PARA PRODUTORES RURAIS
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com SINTRAF de José da Penha e o SENAR, realizou o encerramento do Curso de Apicultura no município. O Curso certificou 15 Jpenhenses com carga horária de 30h/aula. O principal motivo para tal ação dar-se pela necessidade de reativação das práticas apícolas no município que possui um grande potencial para a área.

“O Curso de Apicultura é de extrema importância, tendo em vista oportunizar aos produtores rurais alternativas de renda, além de proporcionar uma atividade economicamente viável é ecologicamente correta, considerando as características peculiares da região e suas potencialidades”, disse Hildeermes Fontes, Coordenador da Pasta de Agricultura.

Dentro do curso também houve uma visita à casa de Mel do Senhor Antônio Nô, na cidade de Marcelino Vieira, para que os produtores vissem a realidade dos benefícios que podem ser alcançados com a criação de abelhas. O município se comprometerá em seguir apoiando e orientando as práticas sustentáveis, de modo a incentivar ainda mais os nossos pequenos produtores.
#Agricultura 07/06/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza visitas semanais em comunidades rurais do município
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Emater, estiveram visitando agricultores da zona rural que possuem DAP e famílias que foram contempladas com o Projeto Dom Hélder Câmara. Essas visitas são necessárias para averiguar a realidade produtiva dos agricultores e familiares que buscam no campo melhorias para a qualidade de vida.

As comunidades atendidas durante a semana foram: Jerimum, Pejuaba, Ema e Baixa Grande. “O trabalho será intensificado durante todo o ano, visando a melhoria dos produtos e orientação aos produtores”, afirma Franciso Jocélio, técnico extensionista da Emater.
#Desenvolvimento 03/06/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Curso de Pintura em Tecido é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura
O curso de Pintura e tecido realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o SINTRAF José da Penha e Sala do Empreendedor, foi realizado de 27 de 31 de maio, onde contemplou 15 Jpenhenses.

O objetivo do curso foi capacitar os participantes, para que eles tenham conhecimento e gerem uma renda extra, e ainda para que possa tornar do seu cotidiano um momento de distração e lazer. A dona de casa Vanessa, foi uma das participantes. Para ela, a pintura em tecido é uma terapia. “Quando terminar o curso vou confeccionar várias peças para vender e presentear”, disse. O próximo curso a ser ofertado será o de Apicultura.
#Empreendedorismo 29/04/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PROGRAMA INCLUSÃO DIGITAL BENEFICIA PRODUTORES E TRABALHADORES DO MUNICÍPIO
O Programa Inclusão Digital Rural abriu oportunidades de crescimento a homens e mulheres, com capacitação sobre o uso adequado e eficiente das novas tecnologias, do computador e da internet. O curso foi ofertado através do Senar e Faern com parcerias entre a Secretaria de Agricultura, Sala do Empreendedor e Sintraf de José da Penha, onde 20 cidadãos foram contemplados no propósito de absorver conhecimento específico de informática.
#Audiência 29/01/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE JOSÉ DA PENHA SEDIOU ENCONTRO REGIONAL DA SETRAF

Na manhã desta terça-feira, 29, o SINTRAF e FETRAF de José da Penha, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria Ajunta de Esportes, realizou o encontro regional da FETRAF. A reunião contou com a presença dos diretores Raimundo Canuto de Brito, José Miguel Filho e Hildebrando Rocha.

Participaram representantes de Assú, Itajá, Campo Grande, Rafael Godeiro, São Francisco do Oeste, Janduís, Messias Targino, Encanto, São Miguel, Frutuoso Gomes e José da Penha. Na pauta de discussão da reunião, o Dr. Moroni Linhares falou sobre a MP 871/19, que estabelece novas regras na concessão de alguns tipos de benefícios e outros assuntos de interesse dos agricultores familiares.
#Município 20/01/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA INICIA CORTE DE TERRA 2019
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou hoje, (18/01), os cortes de terra para o plantio do homem do campo. Serão 11 tratores disponíveis cortando as terras de todo e qualquer agricultor, bastando para isso que haja um cadastro gratuito na Secretaria de Agricultura.

A previsão é de que José da Penha chegue a marca de 1000 horas de corte de terras, beneficiando mais de 700 agricultores, que plantarão em mais de 820 hectares de terra. A Prefeitura pretende atender todos os agricultores com um tempo recorde.
#Planejamento 07/01/2019 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA ANUNCIA INSCRIÇÕES PARA O CORTE DE TERRA 2019
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura, faz saber a todos os munícipes que já estão abertas as inscrições para o programa corte de terra 2019. Os interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria de Agricultura das 08:00h às 11:00h munidos de RG, CPF do interessado, bem como do cônjuge caso o interessado seja casado, além do comprovante de residência.
#Agricultura 23/11/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza inscrições do Garantia Safra na comunidade de Baixa Grande
A Secretaria de Agricultura, e parceria com a Emater, realizou as inscrições para adesão ao programa ‘Garantia Safra’, edição 2018/2019. A reunião ocorreu na comunidade de Baixa Grande.
Na oportunidade, foram expostos os requisitos de participação no referido programa. O próximo encontro será no auditório municipal, no próximo dia 29/11, a partir das 08h da manhã.
#Município 05/11/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza inscrições do Garantia Safra na Vila Major Felipe
A Secretaria de Agricultura, e parceria com a emater, realizou as inscrições para adesão ao programa ‘Garantia Safra’, edição 2018/2019. A reunião ocorreu na Vila Major Felipe. Na oportunidade, foram expostos os requisitos de participação no referido programa.
O próximo encontro será no Sítio Flexas (Capela do Divino Pai Eterno) para as comunidades de Boi Redondo, Caiçarinha, Mucambo, Angicos, Ameixeira, Carro Quebrado e Jerimun, no dia 08/11 (quinta feira), às 08:00h da manhã.
#Agricultura 29/10/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza inscrições do Garantia Safra
A Secretaria de Agricultura, e parceria com a emater, realizou as inscrições para adesão ao programa ‘Garantia Safra’, edição 2018/2019. As reuniões ocorreram nas comunidades de Ema, Recanto e Vila Carnaubinha. Na oportunidade, foram expostos os requisitos de participação no referido programa.

O próximo encontro será na Vila Major Felipe no dia 01/11 (quinta feira) às 08:00h no salão paroquial com as comunidades de Baixa do Fogo, Arapuá, Paú, além dos moradores locais.
#Melhoria 10/09/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de José da Penha recebe equipamentos do Governo do estado através da Emater-RN
A Prefeitura de José da Penha, através da Emater-RN, recebeu neste dia 05/09, vários equipamentos repassados pelo governo do estado para reforçar o trabalho da pasta da agricultura e para a valorização do homem do campo. Tais equipamentos ajudarão, por exemplo, a executar o programa ‘Compra-Direta’ no nosso município. “É um grande apoio que recebemos do governo do estado. De mãos dadas, estamos colhendo frutos que ajudarão ainda mais o trabalhador do campo, o agricultor J. Penhense. Estou muito feliz", disse Hélison Amadeus, Secretário de Agricultura. Segue a lista dos equipamentos:
01 Computador;
01 impressora;
02 pallet;
10 caixas
#Município 20/06/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura visita famílias cadastradas no Projeto Dom Hélder Câmara Com o início aos acompanhamentos do projeto Dom Hélder Câmara, a Secretaria de Agricultura e a Emater local de José da Penha realizam visitas de assistência técnica com as famílias cadastradas no referido projeto. Nesse dia 20 de junho, a equipe de José da Penha vai até a comunidade de Baixa Grande para acompanhar as famílias dessa comunidade com a realização de práticas de manejo animal em caprinos e ovinos no intuito de fortalecer a agricultura familiar do nosso município.

"É um grande avanço mostrar novas maneiras de cuidar dos animais e do seu roçado uma para que o agricultor possa assimilar melhor os ganhos que pode conseguir com as boas práticas agropecuárias pois renova nossa estima quanto ao serviço de extensão e nos motiva a levar o desenvolvimento rural aos pequenos produtores", ressalta Josimar, coordenador da Secretaria Municipal de Agricultura. Estiveram presentes também o técnico local, Francisco Jocélio e o Engenheiro Agrônomo do Município, Eribaldo Júnior. É assim que nós, enquanto poder público, devemos trabalhar, enxergando os pequenos produtores que são o alicerce da economia local. Dessa forma, manteremos a atividade agrícola viva mantendo nossas raízes com orgulho e motivação, ressalta Hélison Amadeus, Secretário de Agricultura.
#Planejamento 23/04/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza dois encontros de água e plantio
A prefeitura de José da Penha realizou nesta última sexta feira, 20/04, a reunião do comitê da bacia hidrográfica Apodi-Mossoró. Na oportunidade, foram discutidas as conjunturas relacionadas à interligação de bacias de São Francisco e sua respectiva gerência na referida região. Entre os presentes estavam algumas autoridades do IGARN (Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte), sindicatos, associações comunitárias, cooperativas, Plandites (Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido), dentre outras personalidades da região. No mesmo dia, ocorreu um encontro entre agricultores da região com técnicos agropecuários relatando estudos e experiências no trato com a palma para a alimentação do rebanho J. Penhense.
“O objetivo do primeiro encontro foi discutir, planejar e traçar metas e ações relacionadas à vinda das águas do Rio São Francisco nesta região. Também muito importante foi o encontro com criadores preparando-os para o combate a pragas e a devida otimização nos procedimentos de plantio e colheita da palma. Os resultados são muito significativos.”, disse Helisson Amadeus, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente que juntamente com o Coordenador de Agricultura, Heráclito Souza, entregou a doação da EMPARN de três tipos de palmas resistentes a pragas aos agricultores cadastrados no comitê gestor de bovinocultura. Os encontros contaram com a presença do Prefeito da cidade, Dr. Raimundinho.
#Obra 04/04/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Governo do Estado e Prefeitura inauguram o dessalinizador de águas nas Flexas
Neste dia 04/04/2018 na parte da manhã, ocorreu a cerimônia de inauguração do dessalinizador de águas da comunidade Flexas. A obra é uma ação do governo do estado do Rio Grande do Norte e tem subsídio também da Prefeitura de José da Penha.

O evento contou com a participação de autoridades estaduais e municipais, além do público agraciado com a importante obra hídrica. “É um sonho. Só temos a agradecer a Deus primeiramente e as autoridades. Estou emocionada”, revelou uma moradora local. Nas próximas semanas, também será inaugurado outro dessalinizador que beneficiará as comunidades de Capoeira Grande e Lagoa da Onça.

#MeioAmbiente 17/02/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de José da Penha inicia corte de terra 2018

A Prefeitura de José da Penha, sob orientação de seu titular Dr. Raimundinho, iniciou os cortes de terra para o plantio do homem do campo nesse fim de semana. Serão 09 tratores disponíveis cortando as terras de todo e qualquer agricultor, bastando para isso que haja um cadastro gratuito na Secretaria de Agricultura. A previsão é de que José da Penha quebre mais um recorde superando a marca de 1000 horas de corte de terras. Com a chegada das chuvas, o poder público local tomou todas iniciativas para melhorar ainda mais a ajuda ao homem e a mulher do campo que desejem exercer o plantio agrícola.

Em conversa pelas comunidades de nossa cidade, Dr. Raimundinho constatou a alegria das pessoas pela manutenção e ampliação do serviço de corte de terra. "Antes a gente não tinha garantia de corte era tudo mais difícil. Mas desde o ano passado que todo mundo fica feliz pois com o corte de terra nós agricultores temos condições de plantar e colher", disse um agricultor visitado pela equipe administrativa. Mais de 800 pessoas serão beneficiadas e abrangerá toda a zona rural de nossa cidade.
#Melhoria 12/01/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Comunicado
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sintraf, comunica a todos os agricultores e agricultoras Familiares do município de José da Penha que está atualizando o cadastro e realizando novas inscrições para serem contemplados com as tecnologias de captação de água P1MC (Cisternas de 16.000 Litros).

Documentação necessária: RG e CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, O NIS. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura ou a sede do SINTRAF, à Rua Getúlio Vargas, 25, centro de José da Penha.
#Município 10/01/2018 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Comunicado
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz saber a todos os interessados que os boletos dos aportes dos agricultores inscritos no programa ‘Garantia Safra’ já estão sendo entregues na sede desta Secretaria. Os boletos têm validade até o dia 31 de janeiro no valor de R$ 17,00. Cumpre ressaltar o programa e seus benefícios só serão disponibilizados com o pagamento da referida taxa.
#Município 15/12/2017 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE José da Penha é contemplada com o Projeto ‘Dom Hélder Câmara’ A cidade de José da Penha acaba de ser agraciada com a seleção do programa ‘Dom Hélder Câmara’ na área de assistência técnica da agricultores da zona rural. ‘Dom Hélder’ é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Helisson Amadeus, expôs a alegria em conquistar esse grande projeto para a nossa cidade. “Quero dividir com todos que fazem a atual administração bem como com os agricultores de José da Penha essa grande conquista. Com trabalho e muito esforço seguiremos lutando em prol dos nossos agricultores”. Helisson aproveitou a oportunidade para convocar todos os agricultores para se fazerem presentes no auditório municipal no próximo dia 19/12 (terça feira), a partir das 08:30h com a equipe técnica da Emater, apresentando essa grande conquista e tirando dúvidas todo público presente.Parte superior do formulário

#Município 12/12/2017 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de José da Penha abre inscrições do Programa ‘Garantia Safra’
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura e Meio-Ambiente, comunica a todos os agricultores de nossa cidade que as inscrições para adesão ao programa “Garantia-Safra’ 2017/2018 estarão abertas na próxima terça-feira, 12/12, entre as 08:00h e 13:00h na sede da Secretaria de Agricultura de nosso município.

Tais inscrições ocorrerão na sequência nos dias 13/12 (quarta feira), além dos dias 19 e 20/12 (terça e quarta-feira da semana seguinte) no mesmo horário e local.
#Melhoria 14/11/2017 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Programa Água pra Todos perfura poços em José da Penha com o apoio da Prefeitura
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, começou neste último dia 13/11 (segunda feira) a dar total apoio ao programa ‘Água para todos’ em nossa cidade. O programa tempo intuito combater os efeitos da estiagem e promover o acesso aos recursos hídricos, dentre outras ações relacionadas à água. A equipe responsável está perfurando três poços na zona rural em nosso município, ocasião em que serão beneficiadas as comunidades de Capoeira Grande/Lagoa da Onça, Recanto/Ema, além das Flexas, todas contempladas com um poço cada.
O secretário Helisson Amadeus falou sobre a soma de esforços em relação à execução do programa: “essas ações visam melhorar o atendimento à população da zona rural e responder às reivindicações dos moradores destas comunidades contempladas. Vamos continuar o trabalho firmes e fortes para alcançar mais recursos para perfurar novos poços". As ações têm previsão para terminar nesta próxima quarta feira, (15/11).
#Desenvolvimento 16/10/2017 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE José da Penha passará por censo agropecuário
A cidade de José da Penha está recebendo a partir deste mês de outubro o Censo Agro 2017 do IBGE, que tem a finalidade de obter dados exclusivamente estatísticos. Os recenseados receberão o recenseador do IBGE (que usará colete, boné e crachá de caracterização da empresa por questão de segurança) a fim de repassar informações agropecuárias para questões de conhecimento da realidade existente em nosso município.
O Secretário de Agricultura, Hélisson Amadeus, diz que "não há obrigatoriedade de colocar seu nome completo na pesquisa, ou seja, é uma entrevista que não possui objetivo de fiscalizar ninguém, apenas apurar a situação agropecuária do nosso município de uma maneira mais eficaz para que futuramente as políticas públicas e informações estatísticas possam ser colocadas de maneira mais transparente e exata". O censo agropecuário ocorre em todo o Brasil, simultaneamente, e estende-se até o mês de fevereiro de 2018.
#DefesaCivil 27/09/2017 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE José da Penha é contemplada com cinco pontos de abastecimento de água potável

O coordenador de Agricultura, Heráclito Souza, avisa a toda a população J. Penhense que desde a última segunda feira 25/09/2017, o nosso município foi contemplado com mais cinco pontos de abastecimento de água potável na zona rural, sob responsabilidade do Exército Brasileiro em parceria com a Prefeitura de José da Penha, a Secretaria de Agricultura, o Chefe de Gabinete e a COMDEC. As comunidades contempladas são as seguintes:
- Sítio Angicos: na família de Maria das Graças Barreto;
- Vila Carnaubinha: na família de Dalvo Ferreira de Lima;
- Sítio Flexas: na família de Maria Antônia da Conceição Santos;
- Sítio Capoeira Grande: na família de Jurandir Ferreira de Morais;
- Sítio Catolezinho: na família de Gerlane Maria da Costa Fontes.
“A Prefeitura de José da Penha, sob orientação do Chefe de Gabinete Carlos José e com nossa colaboração no dia a dia da demanda hídrica de nossa cidade, tem dado todas as condições para que o Exército cumpra seu papel de assistir todas as comunidades que passam por escassez de água. Nosso trabalho está voltado para, dentro das condições possíveis, atender aos pleitos de nossa população. Estamos muito orgulhosos com esta tão grande missão”, frisou Heráclito Souza que é responsável, dentre outras questões, no atendimento das comunidades que reivindicam a assistência hídrica da zona rural.
#Agricultura 07/06/2017 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura promove reunião com agricultores e produtores rurais A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Agricultura, firmou parceria com a emater, o sintraf e o banco do Nordeste no intuito de promover um debate sobre a lei 13340/16 que concede renegociação e até a liquidação de dívidas de crédito rural em até 95% contratadas até 31/12/2011. A reunião ocorrerá neste dia 13/06/2017, às 09:00h na sede da Secretaria Municipal de Educação. O secretário de Agricultura, Hellison Amadeus, pede o comparecimento de todos os interessados.
www.josedapenha.rn.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 21:34:46