CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#CavalgadaDoTrabalhador 26/03/2024 CULTURA E TURISMO ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA A CAVALGADA DO TRABALHADOR - 7ª EDIÇÃO

A 7ª edição da Cavalgada do Trabalhador vem aí! Dia 05 de Maio e as atrações que irão abrilhantar o evento após o percurso, já estão confirmadas!

Toca do Vale & Mastruz com Leite.

Não perca a nossa grande e tradicional Cavalgada do Trabalhador em Homenagem ao Homem do Campo!

#Cultura 15/12/2023 CULTURA E TURISMO PROGRAMAÇÃO DOS 65 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

28 DE DEZEMBRO (Quinta-feira)

Entrega das novas instalações da Unidade Básica de Saúde do Sítio Ema

I Torneio Municipal de Vôlei de Areia

Culto em ação de graças pelos 65 anos de Emancipação Política

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

29 DE DEZEMBRO (Sexta-feira)

Disputa do 3° lugar do Campeonato Municipal de Campo

Abertura da III FIMCEN (Feira Intermunicipal de Comércio e Negócios)

II Encontro de Bandas Filarmônicas

XI Tropa de Elite (Parque Sabugo)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30 DE DEZEMBRO (Sábado)

Final do Campeonato Municipal de Campo

Segunda noite da III FIMCEN

Entrega da premiação do campeonato de campo

Apresentações culturais

XI Tropa de Elite (Parque Sabugo)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

31 DE DEZEMBRO (Domingo)

Alvorada Festiva

Hasteamento das Bandeiras

Café da Manhã

Competições de Rua

Missa em ação de graças pelos 65 anos de Emancipação Política

Tradicional show pirotécnico

Tradicional virada de ano com atrações musicais

#Cultura 21/11/2023 CULTURA E TURISMO GRUPO DE XAXADO PARTICIPA DE EVENTO EM ARACATI - CE

O grupo de Xaxado "Estrelas do Cangaço" esteve participando do VI Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati-CE. O evento reuniu a economia criativa, intervenções culturais e muitos sabores. O festival se tornou um dos maiores em visibilidade e tamanho, visando promover a economia solidária, celebrar a cultura local e fortalecer os laços da comunidade.

#Educação 09/08/2023 CULTURA E TURISMO TRILHAS POTIGUARES EM JOSÉ DA PENHA

A Prefeitura de José da Penha, por meio da Secretaria de Cultura, recebeu este mês de agosto no município, o programa Trilhas Potiguares.

O Trilhas Potiguares consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes. Colocando em pauta o desafio de trabalhar, na ótica da educação ambiental, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, as ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

E durante a visita do programa no município, foram colocadas em prática, diversas oficinas e ações ao longo da semana em um período de três turnos, trazendo, lecionando e propondo novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas do município e comunidades rurais, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável da cidade.

#Cultura 12/06/2023 CULTURA E TURISMO Diálogo sobre a Lei Paulo Gustavo Público: Artistas e fazedores de cultura
#Cultura 23/05/2023 CULTURA E TURISMO VALORIZAÇÂO DA NOSSA CULTURA

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Lourdes Jácome, participará na sexta-feira, 26/05, da sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores.

Durante a sessão, serão apresentados a Lei Paulo Gustavo, o vídeo da participação do grupo de xaxado "Estrelas do Cangaço" no II Festival Internacional do Folclore, no Rio Grande do Sul, e, em seguida , o grupo fará uma apresentação na reunião.

A sessão, aberta ao público, terá início às 19h, participe!

#Cultura 05/05/2023 CULTURA E TURISMO VISITE O MUSEU CABLOCO EM JOSÉ DA PENHA

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, comunica que o Museu Cabloco continua em pleno funcionamento para visitas.

#Cultura 04/05/2023 CULTURA E TURISMO JOSÉ DA PENHA ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM UFRN PARA RECEBER O PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES NO MUNICÍPIO

Como uma das cidades selecionadas para participar do Programa Trilhas Potiguares nesta edição de 2023, José da Penha assinou no dia 02/05, o termo de cooperação entre a UFRN e o município. Durante a reunião, realizada no auditório da pró-reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, a Secretária de Cultura, Lourdes Jácome, representante legal do prefeito Dr. Raimundinho, assinou o termo que consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte.

O evento contou com a presença do reitor professor Doutor José Daniel Diniz Melo, e prefeitos dos 15 municípios contemplamos pelo maior programa de extensão da Universidade. José da Penha foi contemplada pela terceira vez com programa.

SOBRE O PROGRAMA:

O Trilhas Potiguares é um projeto da UFRN, que em José da Penha conta com o total apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e Turismo. O Trilhas Potiguares consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes.A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. Este programa tem por MISSÃO propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Colocando em pauta o desafio de trabalhar, na ótica da educação ambiental, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, as ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

A UFRN assume, através do projeto, a sua participação no processo de retomada do conhecimento crítico e participativo da sociedade, com uma visão interdisciplinar sobre a realidade na qual se insere. Além do cunho acadêmico, o projeto tem elevado conteúdo social.

#Cultura 24/04/2023 CULTURA E TURISMO CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 6ª CAVALGADA DO TRABALHADOR

07H

CONFRATERNIZACÃO DOS VAQUEIROS E PÚBLICO EM GERAL

CAFÉ DA MANHÃ (PRAÇA DA IGREJA - VILA MAJOR FELIPE)

ANIMAÇÃO COM A CARRETA LL PAREDÃO

09H

SAÍDA DA GRANDE CAVALGADA: TRAJETO

VILA MALOR FELIPE - BR 405 - SITIO PAUL

BAIXA DO FOGO - PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE COM CHEGADA NA ÁREA DE LAZER FONTOURA

TRADICIONAL FEIJOADA NA FONTOURA

12H

SHOWS ARTÍSTICOS COM: CLAUDIO RIOS E NONATO NETO

CARRETA LL PAREDÃO NOS INTERVALOS

#Empreendedorismo 25/11/2022 CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA ABRE INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DE EXPOSITORES NA SEGUNDA EDIÇÃO DA FEIRA INTERMUNICIPAL

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abriu nesta sexta-feira (25/11), as inscrições para expositores que desejam participar da segunda edição da Feira Intermunicipal de Comércio e Negócios (FIMCEN).

Nesta edição da feira, poderão participar somente empreendedores do município, que desenvolvem alguma atividade de comércio na cidade. A Fimcem tem o objetivo de estimular e fomentar os empreendedores do município gerando uma renda extra e mais visibilidade ao comércio local.

A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pelo link abaixo, até dia 02 de dezembro.

#Cultura 21/11/2022 CULTURA E TURISMO COMEMORAÇÕES EM HOMENAGEM AO DIA DO EVANGÉLICO

Na última semana, do dia 15/11 ao dia 19/11, a Prefeitura de José da Penha através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com as igrejas evangélicas locais, realizaram uma vasta semana de programação em comemoração ao "Dia do Evangélico", evento esse que já faz parte do calendário do município.

O evento de abertura contou com a presença do pregador Diego Rafael de João Pessoa-PB, e no encerramento, Nani Azevedo do Rio e janeiro-RJ, com participação da banda filarmônica Francisco Jacinto da Silva (BANFANJAS), realizando uma grande festa.

Com muito louvor, fé e adoração durante a semana, o evento foi destaque na cidade e região, onde reuniu uma multidão de fiéis de diversas congregações cristãs, de várias cidades vizinhas, tendo a participação do prefeito Dr.Raimundinho o Vice-Prefeito Júnior Duba e a secretária de Cultura Lourdes Jácome e demais servidores.

#Cultura 17/11/2022 CULTURA E TURISMO GRUPO "ESTRELAS DO CANGAÇO" PARTICIPA DO XV ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO EM SERRA TALHADA - PE

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de novembro, o grupo de dança de Xaxado da cidade de José da Penha, apresentou-se em Serra Talhada, (terra natal de Lampião), cidade essa intitulada a capital do Xaxado.

Xaxado, dança típica nordestina, muito praticada pelos cangaceiros de Lampião, em especial para comemorar as vitórias. Atualmente, a prática da dança contribui de forma significativa pata manter viva a cultura e a memória de Lampião.

O grupo de Xaxado de nossa cidade "Estrelas o Cangaço" foi selecionado e participou do evento, dividindo o palco principal com outros grupos do Rio Grande do Sul, Pará e Recife.

Sob a coordenação do oficineiro de dança do município Maurício Maia, o grupo desempenha trabalhos de qualidade excelente e segue com ampla agenda de apresentação nos maiores eventos de níveis nacional e internacional, pelos quais são convidados ou passam por seleção, com o apoio da gestão municipal.

Acompanhou o grupo a Secretária de Cultura e Turismo Lourdes Jácome, Chefe de Gabinete Manoel Lemos e a coordenadora de projetos culturais Andréia Rodrigues.

#Turismo 21/06/2022 CULTURA E TURISMO Banda Filarmônica Francisco Jancinto realiza I Arraiá dos integrantes em praça pública

No último domingo (19/06), a Banda Filarmônica Francisco Jacinto da Silva (BANFANJAS), realizou seu primeiro Arraiá, apresentando músicas juninas em praça pública. O evento contou com a participação dos fundadores da banda, Vice-prefeito, João Jácome de Brito, e o coordenador de projetos, Adriano Morais, da Secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Jácome e a população em geral.

A música instrumental vem incluindo socialmente e apresentando essa cultura a diversas crianças, adolescentes e jovens. Atualmente, a banda é coordenada por Eliano e pelo Maestro Plínio, e conta com 35 músicos, sendo 23 integrantes do município.

#Município 20/10/2021 CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO REABRE CADASTRO CULTURAL
#Festa 02/11/2019 CULTURA E TURISMO Comemoração ao dia do Evangélico reúne grande público em praça pública
O dia do evangélico faz parte do calendário oficial do município de José da Penha. A Prefeitura de José da Penha, juntamente com as igrejas locais, realizou uma grande festa em frente à praça Clovis Leite na noite de sábado, 02, onde reuniu uma multidão de fiéis de diversas congregações cristãs, de várias cidades vizinhas. O evento contou com a participação do prefeito Raimundiho Vice-Prefeito Júnior Duba, secretária de Planejamento e Cultura Lourdes Jácome, Presença dos vereadores: Jessuir de Queiros e Nilcimar Fontes, e fieis de diversas igrejas. A noite teve início com apresentações de cantores locais, teve também a palavra de pastores de diversas congregações cristãs. A atração principal da noite foi a cantora de renome nacional, Alice Maciel e Banda.

Assessoria de Comunicação.
#Esporte 21/09/2019 CULTURA E TURISMO Prefeira de José da Penha promove II Intercâmbio de Capoeira
No sábado (21), aconteceu na sede do município de José da Penha, o II Intercâmbio de Capoeira José da Penha/RN. A Prefeitura através da secretaria adjunta de esportes promoveu esse encontro riquíssimo em conhecimento, onde os capoeiristas puderam se conhecer melhor, descobrir novas possibilidades de intercâmbio. Nas atividades, aconteceu um aulão com o mestre Índio de NATAL, um dos mestres que vem difundido a capoeira na região, também, mestre Popai de PAU DOS FEROS presidente e fundador da APCAP, associação onde os capoeiristas de José da Penha são associados.

“Nosso objetivo é promover uma troca de experiências entre os atletas de fora e os daqui. Aqui eles podem interagir e ver de perto a malemolência e o gingado brasileiro. Com esse intercambio queremos mostrar que a capoeira é mais do que um jogo, é uma cultura que herdamos dos escravos e que lutamos pra manter viva”, disse o graduado Paulista, professor de capoeira de José da Penha.
#Festa 30/07/2019 CULTURA E TURISMO Prefeito Dr. Raimundinho se reúne com equipe organizadora da Festa de Santo Expedito 2019 A programação 2019 será divulgada o mais breve possível.
#Turismo 09/05/2019 CULTURA E TURISMO MUSEU CABOCLO RECEBE VISITA DE ALUNOS DE INSTITUIÇÃO DE MARCELINO VIERA
O Museu “Caboclo” recebeu, no sábado, 27 de abril, a visita de alunos do EJA Chapeuzinho Vermelho, da Vila Ana Henrique, município de Marcelino Vieira. Na oportunidade, os alunos compreenderam a história de José da Penha e realizaram um trabalho sob orientação da Professora Ozana.
“Visitar o Museu Caboclo é uma experiência muito rica, onde as pessoas se identificam, se recordam, se reconhecem e, ao mesmo tempo, conhecem coisas novas”, disse uma aluna emocionada.
O horário de funcionamento do museu é de segunda a sexta, das 7h às 13h. Para agendar uma visita, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, informando a data desejada e o número de pessoas que participarão da visita.
#Município 07/05/2019 CULTURA E TURISMO Prefeitura de José da Penha realizou a IV Cavalgada do Trabalhador
No último domingo, 05/05, cavaleiros, amazonas e amantes da cultura, prestigiaram mais uma edição da Cavalgada do Trabalhador em José da Penha. O evento já se consolida como uma das maiores da região do Alto oeste potiguar. A cavalgada iniciou na zona rural, percorrendo algumas comunidades, finalizando na cidade com shows e feijoada grátis para o público presente.
#Cultura 09/11/2018 CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA ANUNCIA APOIO AO DIA DO EVANGÉLICO
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Cultura e Turismo, mais uma vez irá dá total apoio ao grande dia do evangélico de nossa cidade. O evento ocorrerá no dia 17/11, a partir das 19:00h, na praça da Matriz. E contará mais uma vez com a grande participação do cantor Chagas Sobrinho e Banda Bênção. "Estamos honrando nosso compromisso com a cultura e diversificar sempre nas manifestações. Estar dando suporte ao público evangélico esse ano é uma satisfação para o Prefeito Raimundinho e para todos nós", disse Lourdes Jácome, lider cultural J. Penhense. O dia do evangélico é um evento anual que é celebrado entre todas as igrejas evangélicas de José da Penha e que está no calendário oficial do município. O evento terá a transmissão exclusiva da equipe SECOG da atual administração.


#Município 23/07/2018 CULTURA E TURISMO TRILHAS POTIGUARES REALIZA SEMANA DE ATIVIDADES GRATUITAS EM JOSÉ DA PENHA
O Projeto Trilhas Potiguares desembarca no município de José da Penha no domingo (22) para uma semana repleta de atividades com palestras, oficinas e exibição de curtas. A programação vai de 23 a 28 de julho e conta com o apoio da prefeitura da cidade. O evento é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser feitas na Secretaria de Cultura, das 7h às 11h. A edição deste ano traz atividades sobre saúde, artesanato e economia criativa, aquaponia, consumo consciente, ética do cuidado, segurança dos jovens na internet.
O projeto conta ainda com oficinas de sacolas recicláveis, teatro, audiovisual e comunicação comunitária. Na quarta-feira (25), será realizada a ação FEIRA 360° com atividades de Saúde, Reciclagem, cuidados com a alimentação e uso de Agrotóxicos. Também serão realizadas exibições de cinema nas praças do município. A programação encerra no dia 28, com a realização de um Festival de Cultura com resultado das atividades realizadas durante a semana
.

#Esporte 23/04/2018 CULTURA E TURISMO Terceira Trilha Ecológica de José da Penha é realizada com grande participação
A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria Adjunta de Esportes, realizou neste último sábado, 21/04, a terceira trilha ecológica em direção à pedra do Letreiro. O evento contou com a participação de mais de 200 participantes e houve a adesão de praticantes de esportes de outras cidades da região. Após a chegada do percurso, houve o momento de recarregar as energias com a apreciação das miragens de todo entorno de José da Penha e outras cidades que são vistas na parte de cima da pedra do letreiro.

Essa edição contou com uma novidade que foi a prática do voo livre de parapente, aproveitando a posição estratégica deste ponto turístico local. “A ideia é somar forças com a pasta de Turismo e aproveitar todo conjunto de belezas e oportunidades que a Pedra pode nos proporcionar. A cada edição, o número de participantes aumenta mais. Estamos trilhando o caminho certo”, disse Adiciano Costa, titular da pasta esportiva local. A Prefeitura ofereceu toda estrutura quanto às estradas da trilha, bem como transporte e um café aos participantes.

Cobertura completa abaixo:
#Esporte 17/04/2018 CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE JOSÉ DA PENHA PROMOVE E INCENTIVA A 3ª TRILHA ECOLÓGICA
A Prefeitura de José da Penha estará promovendo a terceira trilha ecológica em nossa cidade no próximo dia 21/04. O evento, que já se consolida como marca esportiva de destaque junto aos amantes do esporte e da natureza, terá o trajeto em direção à pedra do letreiro, com expectativa de grande adesão da comunidade esportiva J. Penhense e de cidades vizinhas.

Os participantes sairão da Praça Clóvis Leite, a partir das 05:00h, ocasião em que sairão ao entorno do início da trilha. Na oportunidade, haverá a disponibilização de um ônibus saindo da Vila Major Felipe para, em seguida, pegar os que sairão da referida praça. No fim do percurso, a depender das condições climáticas, haverá ainda uma apresentação de parapente no entorno da pedra do letreiro. O evento é uma soma de esforços das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Desportes e Cultura e Turismo.
#Festa 10/04/2018 CULTURA E TURISMO Prefeitura de José da Penha realiza III Cavalgada do Trabalhador
A cavalgada do trabalhador 2018, ocorrerá no próximo dia 29/04 a partir das 07:00h da manhã em nossa cidade. O evento será realizado em sua terceira edição e desta vez já incluído no calendário cultural através do Projeto de Lei Municipal Nº 382 de 05 de Abril de 2018, de autoria do Vereador Nilcimar Fontes. Haverá na saída, um café da manhã a todos os participantes. As atrações que animarão o evento serão: a dupla de aboiadores Chico Justino e Cícero Mendes, Banda Gibão Surrado e Tora Chinela com chegada na área de lazer Fontoura.

O percurso será divulgado em breve. A expectativa é de grande participação de cavaleiros, amazonas e simpatizantes de todas as regiões dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. As camisas do evento poderão ser encomendadas, para o primeiro lote, a partir de hoje, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo ou através do link ( https://goo.gl/F6skbJ ) a preço de custo de R$ 15,00. O primeiro lote de camisas serão entregues a partir do próximo sábado, dia 14/04.
#Planejamento 09/04/2018 CULTURA E TURISMO José da Penha assina convênio com o Programa 'Trilhas Potiguares' em Natal
A cidade de José da Penha esteve representada nesta última sexta feira, 06/04, no encontro do programa ‘Trilhas Potiguares’ que foi realizado na capital do estado. A Secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Jácome, este presente nessa edição que já é a segunda em que nosso município participa ativamente. Dentre as principais ações do programa, estão a busca pelo desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, cultura, educação, segurança pública, dentre outros. Entre as prioridades do programa, destacam-se o desenvolvimento sustentável e a qualificação profissional dos professores que são fomentados a partir da vinda de representantes do programa em nossa cidade.

“Cerca de 20 jovens universitários orientados por dois coordenadores virão à nossa cidade para executar este importante programa ao qual nossa cidade foi agraciada. Somente 20 municípios do estado estão dentro dessa somatória de esforços do programa, algo que nos deixa cheios de orgulho e também de responsabilidade”, disse Lourdes Jácome. A chegada da equipe do ‘Trilhas Potiguares’ está prevista para a primeira semana de julho.
#Juventude 21/03/2018 CULTURA E TURISMO Prefeitura de José da Penha divulga programação do Espetáculo Teatral Paixão de Cristo

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está divulgando o calendário da programação da encenação Paixão de Cristo em nossa cidade. A peça teatral contará com mais de 60 artistas entre atores e figurantes, a maioria talento da terra e está tendo investimentos da atual administração em roupas, cenários e estrutura da cidade cenográfica.


As apresentações ocorrerão na Vila Carnaubinha no próximo dia 28/03 a partir das 16:00h, na Vila Major Felipe no horário das 06:00h da manhã do dia 30/03 e a sede do município receberá o espetáculo também no dia 30/03, a partir das 18:00h. A produção artística tem como tema “A história de amor que mudou o mundo” mostrando os principais fatos relacionados À vida, morte e ressureição de Cristo.


O trajeto na sede começará em frente à igreja católica seguindo até a praça das almas e terminando na estrada que dá acesso ao Sítio Angicos.


QUARTA (28/03) - VILA CARNAUBINHA - 18H
SEXTA (30/03) - VILA MAJOR FELIPE - 06H
SEXTA (30/03) - JOSÉ DA PENHA - 18H
#Planejamento 16/03/2018 CULTURA E TURISMO José da Penha sedia reunião do Polo Serrano e conquista posição histórica no setor turístico estadual
A cidade de José da Penha sediou na manhã deste dia 15/03, (quinta feira), a reunião do Polo Serrano de Turismo. O evento foi organizado pela Prefeitura local através da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com outros membros do polo, além de entidades vocacionadas em fomentar o turismo do Rio Grande do Norte. Entre as autoridades recepcionadas pelo Prefeito, Raimundo Nonato Fernandes, estava a Subsecretária de Turismo do Estado, Solange Portela, e uma gama de prefeitos da região, sob a liderança da mandatária da cidade de Luís Gomes, Mariana Fernandes que, como Secretária executiva do Polo Serrano, abriu formalmente os trabalhos da reunião realizada na Escola 04 de Outubro.

O evento contou com a presença de secretários, vereadores e personalidades do nosso município que prestigiaram a realização em peso. No fim, houve a votação para a escolha da nova Secretaria do Polo Serrano e José da Penha teve a honra de ser escolhida, à unanimidade, como nova cidade a liderar o respectivo grupo de cidades turísticas da região, sucedendo as cidades anteriores que assumiram o importante cargo, como Martins, Portalegre e Luís Gomes, respectivamente. A seleção, feita através de votação, foi massificada pelas inúmeras manifestações das autoridades presentes quanto à diversidade e atratividade das tradições dos filhos da terra e das belezas naturais aliada aos maciços investimentos feitos pela atual gestão quanto ao apoio das festividades tradicionais, além da autonomia para o trabalho na elevação de José da Penha num patamar à altura de suas potencialidades turísticas.

Durante a programação, houve a apresentação de um vídeo institucional que sintetizou todo leque de atrações na área do turismo da nova sede turística do Polo Serrano que agora é a cidade de José da Penha. “É uma honra para mim ver as coisas acontecendo em nossa cidade. Em cada área, em cada pasta, em cada canto de José da Penha estamos trabalhando para trazer qualidade de vida aos munícipes com investimentos, obras e realizações. Hoje somos destaques regionais em temas como corte de terra, merenda escolar, transporte universal de estudantes, transparência, pavimentação de ruas e comunidades, concurso público. Além disso, somos a única cidade com médico 24 horas por dia e também a exclusiva que já apresentou seu calendário de pagamentos do ano em curso. Nossas festas são as mais vistas e reconhecidas em toda a região. Afirmo que com certeza vem muito mais por aí. Aguardem”, relatou Dr. Raimundinho em tom de satisfação pelo grande destaque e reconhecimento de José da Penha no setor turístico como centro das discussões da área do turismo no próximo biênio. “Diante de outras já reconhecidas cidades turísticas representadas, a exemplo de Patu, Martins e Portalegre, sinto que todo esforço até aqui tem valido muito a pena e que iremos, sim, trabalhar incansavelmente para lapidar nossos valores e mostrar o que José da Penha tem de melhor para todos os visitantes”, salientou Lourdes Jácome que assumiu a titularidade da Secretaria do Polo Serrano no mesmo ato da solenidade.
#Esporte 22/02/2018 CULTURA E TURISMO José da Penha sediará a Terceira Copa de Karatê do Circuito ASTK

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria Adjunta de Esportes, promoverá no dia 04 de março (domingo), no Ginásio Poliesportivo “Antônio Judene Pereira”, a partir das 09h00 da manhã, a 3ª Copa de Karatê do Circuito Astk. Para essa edição, a expectativa é contar com a participação de um grande número de atletas das cidades circunvizinha, bem como dos estados da Paraíba e Ceará, que irão lutar por medalhas e troféus em diversas categorias divididas por idade, graduação e gênero. O evento contará com a presença do Presidente da Federação Estadual de Karatê, Marcos Patriota.


“Temos atletas talentosos, dedicados e com muito futuro, o apoio que recebemos da gestão é muito importante para a realização de grandes eventos como esse que vale como incentivo para esses alunos, comenta o Secretário Adjunto de Esportes, Adiciano Costa. Para Lourdes Jácome, Secretária de Cultura e incentivadora do evento, “a copa é mais uma oportunidade de mostrar nosso trabalho a toda região e valorizar nossa cidade dentro do karatê e do esporte”.


José da Penha conta com média de 50 atletas que irão participar da copa. Alguns deles já trazem em sua bagagem medalhas em todos os lugares do pódio. A competição já faz parte do calendário esportivo do município e tão logo tornará tradicional. O evento será aberto ao público. Participe!
#Festa 10/01/2018 CULTURA E TURISMO Programação da Festa da Sagrada Família na comunidade de Boi Redondo
#Agenda 01/12/2017 CULTURA E TURISMO Secretaria de Educação promoveu caravana literária dentro da Semana do Bebê
A Prefeitura de José da Penha realizou nesta última quinta feira, 30/11, a caravana literária em escolas da zona rural de nosso município. O evento faz parte da série de programações da III Semana do Bebê, edição 2017. A Secretaria de Educação ofertou a caravana na modalidade itinerante em que a maior parte das escolas rurais receberam os educadores para celebrar o fomento à leitura e à recreação através da literatura.
À noite, houve ainda apresentações artísticas na praça da Matriz de nossa cidade. Foram visitadas as escolas das comunidades da Ema/Carnaubinha, Angicos e Jerimum. As demais escolas rurais serão visitadas nos próximos dias completando assim todo o ciclo em torno da promoção ao hábito da leitura e seus benefícios ao público infantil.
Cobertura completa abaixo:
#Festa 28/11/2017 CULTURA E TURISMO Inicia-se hoje a Festa de Nossa Senhora da Conceição na Vila Carnaubinha A Prefeitura de José da Penha convida toda a população para participar da programação das festividades relacionadas ao padroeiro da Vila Carnaubinha, Nossa Senhora da Conceição com o tema ‘Maria, mãe-mestra e discípula’ a ser realizada entre os dias 28/11 a 08/12 naquela comunidade.
Acompanhe toda a programação abaixo:
28/11/2017 (terça-feira) abertura da festa
.
·05h00 da manhã, alvorada festiva.
·18h30: Chegada da imagem vinda da
residência do casal Valmir e Jucélia.
·19h00: Missa de abertura celebrada pelo
P e . D a v i F r a n ç a e l o g o a p ó s
hasteamento da bandeira.

29/11/2017 (qu
arta-feira) 1ª noite de novena.
Noiteiros: Pastoral do dízimo, conselho
administrativo idoso e aposentado.
Subtema: Dízimo é o dom da partilha.
Pregador: Lucinha da comunidade de
Cachoeira de cima ( Tenente Ananias).
Responsável: Titica e Zefinha


30/11
/2017 (quinta-feira) 2ª noite de novena.
Noiteiros: Liturgia, catequese, crediaristas e as
comunidades de Ameixeira, Gerimum e
Caiçarinha.
Subtema: Feliz és tu porque acreditaste. (Lc
1.45)
Pregador: Dalvanir de Pau dos Ferros.
Responsável: Berluce e Francicleia


01/12/2017 (sexta-feira) 3ª
noite de novena.
Noiteiros: Escolas Municipais José Ferreira da
Silva e Antônio Vieira do Nascimento,
Secretaria de Educação, poder Executivo e
Legislativo.
Subtema: Maria, mulher do sim, educadora da
fé.
P re g a d o r : G r a ç a J á c o m e ( F i l h a d a
comu
nidade de Carnaubinha).
Responsável: Betânia e Aucilene


02/12/201
7 (sábado) 4ª noite de novena
Noiteiros: Terço dos homens da paróquia e da
região.
Subtema: Maria vem até nós e nos ensina a
rezar. (Lc 2. 28-39)
Pregador: Seminarista Zacarias de Luís
Gomes
Responsável: Duva e Pedro


03/12/2017 (domingo) 5ª noite de novena
Noitei
ros: Grupo de Jovens da paróquia e
região.
Subtema: Nada nos assemelha tanto a Deus
como estarmos sempre dispostos a perdoar.
Pregador: Seminarista Laelso (Seminário
Santa Terezinha)


Responsável: Filho e Fatin
ha
04/12/2017 (segunda-feira) 6ª noite de
novena
Noiteiros: UBS de Ema e Carnaubinha,
secretaria municipal de saúde e secretaria de
cultura e turismo.
Subtema: Caminhar com Maria na força do
amor.
Pregador: Benício Mackson da comunidade
de Ameixeira.
Responsável: Lou
rdes e Wigna


05/12/2017 (terça-feira) 7ª noite de novena
Noiteiros: Ministro(a)s extraordinário(a)s da
eucaristia, coroinhas, pastoral do batismo e
matrimônio e grupo apostolado de Mãe Rainha.
Sub
tema: Maria cheia de graça, a virgem que
soube ouvir. (Lc 1.26-38)
Pregador: Elomak de Marcelino Vieira
Responsável
: Elieuza e Marilânia


06/12/2017 (quarta-feira) 8ª noite de novena
Noiteiros: Setor CAMPAB, grupo Reviver em
Cristo, grupo de casais do ECC da paróquia e as
comunidades de Aroeira, Pitombeira e Barro
Preto.
Subtema: As maravilhas de Cristo nos homens
e mulheres que se consagraram ao reino. (Mt
11.25-30)
Pregador: O
casal Aldair e sua esposa Edilma
do grupo ECC da comunidade de Água Nova
R
N.
Responsável: Berlânia e Jacilda


07/06/2016 (quinta-feira) 9ª noite de novena
Noiteiros: Grupo de oração Terço das mulheres
da paróquia e região, apostolado de oração do
coração de Jesus, filhos ausentes e servidores
públicos.
Subtema: Pela fé Maria acolhe a palavra de
Deus. (Lc. 1. 26-38)
Pregador: Pe Jorge da paróquia de S
enhora
Santana em Luís Gomes.
Responsável: Fátima e Elieuza


08/12/2017 (sexta feira) Dia da Padroeira
· 17h00- Procissão com a imagem de Nossa
Senhora da Conceição saindo da capela de
santo Antônio e em seguida Missa solene de
encerramento da festa, benção do santíssimo,
agradecimentos e arreamento da bandeira.
· Celebrante: Pe. Davi França - paroquia de
são Francisco de Assis- José da Penha.


INFORMES
·Celebração das Novenas as 19h00
·Missa da saúde: 02/12/2017 as 9h00 da
manhã.
·Batizados: 02/12/2017 às 10h00 da manhã.
·Celebrante: Pe. Davi França - Paróquia de
São Francisco de Assis- José da Penha
#Festa 16/11/2017 CULTURA E TURISMO Comunidade de Angicos prepara-se para comemorar a Festa de Nossa Senhora Aparecida 2017
A Comissão organizadora da Festa de Nossa Senhora Aparecida da comunidade de Angicos, município de José da Penha, divulgou recentemente a programação religiosa e social da festa com o tema: “Aparecida: das redes ao coração dos humildes”. A igreja católica irá comemorar entre os dias 22 a 26 de novembro os festejos alusivos a Padroeira daquela comunidade.
Na programação, serão realizadas, dentre outras ações, quermesses, shows com artistas populares e convívio fraterno, sempre tendo início após o término das novenas. A festa de Nossa Senhora Aparecida tem o apoio da Prefeitura de José da Penha e a programação completa você pode acompanhar abaixo:

#Festa 12/09/2017 CULTURA E TURISMO Programação da Festa de São Francisco de Assis 2017 De 24 de setembro a 04 de outubro
#Festa 28/08/2017 CULTURA E TURISMO Programação da Festa de Santo Expedito 2017 Programação acontece no período de 04 a 14 de Setembro na comunidade
#Festa 25/08/2017 CULTURA E TURISMO Prefeitura garante investimentos na festa de Padroeiro na Vila Major Felipe
A Prefeitura de José da Penha, numa ação liderada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, anuncia que estará presente, este ano, na organização da festa de Santo Expedito, padroeiro da Vila Major Felipe, de maneira destacada. O evento ocorrerá entre os dias 04 e 14 de setembro, tendo cobertura logística e organizacional da atual administração.

Durante os festejos, a gestão municipal fará o suporte da festa com investimentos de iluminação, ornamentação, serviço de som permanente, garantia de seresteiro no leilão, dentre outras questões. Na oportunidade, haverá apresentação cultural da banda musical Francisco Jacinto da Silva, além de, no dia principal da festa, ser oferecido à comunidade, as atrações das bandas circuito musical e Gílson de Mania. "É mais um Grande resgate almejado através do incremento cultural da tradicional festa de padroeiro de Major Felipe. A Prefeitura não mede esforços para, dentro de suas possibilidades, fazer muito mais e melhor.

É compromisso honrado e cumprido na área da cultura que também movimenta o setor turístico de eventos em nossa cidade", destacou Lourdes Jácome, Secretária de Cultura local. Confira a programação das festividades no Portal da Prefeitura.
#Juventude 11/08/2017 CULTURA E TURISMO Banda Filarmônica J.Penhense é destaque em evento regional
A banda ‘FRANCISCO JACINTO DA SILVA’ esteve representando a cultura de nossa cidade neste último dia 06/08 (domingo), a convite do Deputado Estadual Raimundo Fernandes na cidade de Cel. João Pessoa. A banda fez sua apresentação no encerramento do campeonato municipal de futebol daquela cidade.
Os membros da filarmônica foram aplaudidos efusivamente na série de apresentações lideradas pelo maestro Édney Snader e o coordenador de Cultura, Elianio Gomes. “Estamos a cada dia mais empolgados com o desenvolvimento de talentos musicais em nossa cidade. Certamente iremos expandir nossa cultura em outros eventos. Estamos orgulhosos com este convite do deputado Raimundo Fernandes e com certeza outros convites virão”, frisou o maestro.
Já o coordenador de Cultura, Elianio Gomes, destacou a mudança na visão da banda com a nova administração: “Desde janeiro que estamos vivenciando um novo rumo em torno do investimento cultural e sócio assistencial em José da Penha. São novos instrumentos e uma estrutura destacada. José da Penha vai ser destaque cada vez mais. A banda filarmônica é composta por 24 membros e está ligada à Secretaria de Assistência Social.
#MeioAmbiente 04/08/2017 CULTURA E TURISMO Prefeitura realiza 2ª Trilha Ecológica
#Município 01/08/2017 CULTURA E TURISMO Programa 'Trilhas Potiguares' chega a José da Penha
O programa “Trilhas Potiguares’, maior conjuntura de pesquisa da UFRN, está desde o último domingo (30/07) em nosso município. A equipe foi recepcionada pela Secretária de Cultura, Lourdes Jácome, que foi a grande responsável pela inclusão de José da Penha no programa promovido por esta Universidade. Desde de segunda feira, os componentes do programa estão realizando oficinas de qualificação, minicursos, palestras, rodas de conversa, oferecimento de cinema nos bairros, dentre outras ações. Toda a programação está sendo oferecida simultaneamente nos três turnos com vasta programação.
#Cultura 04/07/2017 CULTURA E TURISMO José da Penha é destaque na FENACULT 2017

A Prefeitura de José da Penha, através da Secretaria de Cultura e Turismo, esteve representada na XII FENACULT (Feira de negócios, atividades culturais e turismo) na cidade de Luís Gomes que comemora os seus 127 anos de emancipação política. Na oportunidade, foi possível a apresentação de parte dos talentos J. Penhenses no referido evento. José da Penha apresentou em seu estande as artes da nossa terra como pinturas, quadros, cama, mesa e banho, crochê, bonecas de pano, além de doces caseiros do micro empresário Severino da Barra.

O estande de nossa cidade foi um sucesso, destacando-se não somente na exposição de talentos e artes mas também nas vendas realizadas durante todo o evento. A Secretária de Cultura, Lourdes Jácome, falou do momento cultural e destacou a superação das expectativas: “estamos num trabalho de promoção de nossos talentos em todas as áreas. São vários projetos e metas a serem alcançadas. Aqui na fenacult, o maior legado não é apenas o pioneirismo da iniciativa da Prefeitura mas, além disso, surpreendeu o fato da presença marcante do público em nosso estande e as vendas realizadas.Tamanho sucesso abre-se as portas para que promovamos a nossa cultura em outros eventos a exemplo da Finecap 2017 em que estaremos representando nossa cidade mais uma vez.”

Durante o evento, Lourdes Jácome também externou os agradecimentos do Prefeito, Dr. Raimundinho, à Prefeita de Luís Gomes, Mariana Fernandes, pela receptividade neste grande encontro festivo regional. A Secretaria de Cultura e Turismo faz saber a todos os interessados que desejem apresentar seus produtos na Finecap 2017 que procurem a sede da Secretaria para maiores informações pois o objetivo da exposição de nossos talentos é fomentar a potencialidade de produtores e artistas em geral.
#Festa 01/07/2017 CULTURA E TURISMO Prefeitura resgata festa tradicional junina Noite brilhante
www.josedapenha.rn.gov.br
Emitido dia 20/04/2024 às 01:45:10