Como uma das cidades selecionadas para participar do Programa Trilhas Potiguares nesta edição de 2023, José da Penha assinou no dia 02/05, o termo de cooperação entre a UFRN e o município. Durante a reunião, realizada no auditório da pró-reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, a Secretária de Cultura, Lourdes Jácome, representante legal do prefeito Dr. Raimundinho, assinou o termo que consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte.
O evento contou com a presença do reitor professor Doutor José Daniel Diniz Melo, e prefeitos dos 15 municípios contemplamos pelo maior programa de extensão da Universidade. José da Penha foi contemplada pela terceira vez com programa.
SOBRE O PROGRAMA:
O Trilhas Potiguares é um projeto da UFRN, que em José da Penha conta com o total apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e Turismo. O Trilhas Potiguares consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes.A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. Este programa tem por MISSÃO propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Colocando em pauta o desafio de trabalhar, na ótica da educação ambiental, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, as ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.
A UFRN assume, através do projeto, a sua participação no processo de retomada do conhecimento crítico e participativo da sociedade, com uma visão interdisciplinar sobre a realidade na qual se insere. Além do cunho acadêmico, o projeto tem elevado conteúdo social.