A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica, lançou a Campanha: "QUEM AMA PRESERVA!. PRESERVA O MEIO AMBIENTE, PRESERVA A SAÚDE E PRESERVA A VIDA" A campanha tem como objetivo orientar a população sobre o descarte correto de perfurocortantes utilizados nos domicílios, principalmente para aqueles pacientes que fazem uso contínuo de medicação injetáveis, como é o caso dos diabéticos/ insulinosdependentes.
Essa Campanha visa desenvolver o descarte desses materiais de forma correta e segura, contribuindo com a segurança da coleta pública, com a prevenção de acidentes domésticos e com a proteção do meio ambiente. Para agulhas, lancetas, seringas e fitas, recomenda-se que seja utilizado uma garrafa pet ou caixa de papelão rígida para fazer o descarte. Após encher o recipiente, entregar na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou na Farmácia do Município, onde será realizado o descarte final através da coleta pela empresa Sterelize.
A Equipe de Saúde do município está realizando as orientações aos usuários e panfletos educativos estão sendo distribuídos nas Unidades de Saúde.
1- ACIDENTES
Materiais perfurocortantes são extremamente perigosos quando não são descartados corretamente, podendo provocar acidentes domésticos. Além de contaminar o meio ambiente e ferir os profissionais responsáveis pela coleta desses resíduos, os riscos de acidentes com agulhas e a eventual presença de microorganismos patogênicos podem ser responsáveis por transmitir doenças como HIV, hepatite B, hepatite C, entre outras.
2 - DESCARTE CORRETO
Para descartar agulhas, seringas e fitas usadas em sua casa, coloque esse material em uma caixa rígida (de papelão ou plástico mais grosso) ou dentro de uma garrafa PET rosqueada. Para realizar o descarte de forma correta, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, pois o município dispõe do serviço de coleta de materiais perfurocortantes e infectantes.
3 - CUIDADOS IMPORTANTES
Manter o recipiente de descarte em local seguro, longe do alcance de crianças e animais.
Nunca descartar seringas, agulhas e lancetas no lixo comum ou em lixo reciclável.
Nunca jogar o material no vaso sanitário.
Quando o coletor ou o recipiente estiverem quase cheios, recomenda-se fechá-lo e levá-lo até uma Unidade Básica de Saúde.